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Ribtec 655
Fabricante:  
2000
 
 
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Histórico  
     
 
Utilizados na edição de 2000 do Camel Trophy, os RIB (Rigid Inflatable Boat) foram preparados com vários extras e reforçados de diversas formas. Não se olhou a despesas para se alcançar uma lista de especificações única, que fez com que cada barco ultrapassasse o valor de £40,000.

Preparados pela empresa Ribtec, em Southampton, os 60 RIB foram a maior encomenda de barcos rígidos insufláveis, alguma vez efectuada em Inglaterra.

Foram baseados no desenho do Ribtec 700, que já tinha provado a sua segurança e fiabilidade durante a corrida Transatlântica de 1997.

O casco foi feito em GRP (Glass Reinforced Plastic), um material composto feito de plástico reforçado com finas fibras de vidro, resultando numa construção resistente e de baixa manutenção.

Foram adicionadas barras de segurança, onde foi acomodado todo o equipamento de desporto das equipas, incluindo esquis aquáticos, prancha de wakeboard e bicicletas.

Instalaram-se dois depósitos de combustível, de 400 litros cada, elevando o combustível a bordo para 505 litros. Isto permitiu que a autonomia de cada barco aumentasse consideravelmente, diminuindo a necessidade de paragens para abastecimento.

O painel de controlo foi apetrechado com os mais diversos, e recentes, instrumentos, onde se inclui um GPS, compassos (electrónico e analógico), rádio UHF e sonar de profundidade. Além destes, outros instrumentos mais “comuns” ajudaram os participantes durante o percurso Tonga/Samoa: velocímetro, conta-rotações, botões de isolamento de bateria, relógio, manómetros de indicação de combustível em cada depósito, etc.

O motor escolhido para alimentar os RIB foi o Honda BF130 XD, um motor fora-de-bordo, com 130 cavalos. Sendo um dos mais silenciosos e económicos motores do mercado, no seu tamanho, foi o parceiro ideal para o Ribtec 655.

Tal como aconteceu com as restantes viaturas utilizadas nas várias edições do Camel Trophy, também os RIB tiveram uma grande procura, no final da prova. Neste momento, todos eles estão vendidos, mas poderá haver algum que venha a ser posto à venda pelo seu actual proprietário. Caso isso aconteça, e se quiser ser o feliz dono de um RIB Camel Trophy, pode verificar se ele se encontra registado na lista de RIBs utilizados na edição de 2000. A lista não se encontra completa, mas os números de registo serão muito semelhantes entre si.

 
 
  Veja Algumas Imagens do Ribtec 655
 
         
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