Para comemorar a fabricação de 1 milhão de unidades do Discovery, a Land Rover empreendeu uma viagem de 8 mil kilometros de Birmingham a Beijing na China.
Foram 50 dias, 12.875 km percorridos de aventura, com três Land Rover LR4, passando por mais de uma dúzia de países da Europa e Ásia Central, culminando no Salão Automóvel de Pequim em 23 de Abril de 2012.
A viagem cruzou a linha de chegada com a unidade Discovery 1 milhão no momento perfeito para aparição no Salão Automóvel de Pequim.
A viagem, que viu quatro veículos viajar mais de 8.000 quilômetros de Birmingham para Pequim, além da comemoração da unidade de numero 1 milhão, teve também a pretenção de levantar 1 milhão (GBP) para a parceria Global da empresa Humanitária, a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho (FICV).
Tudo começou em 29 de fevereiro, na fábrica de Solihull, onde o Discovery milionésimo foi construída, e desde o seu cerimonial no Geneva Motor Show passou por 13 países em terrenos desafiadores que vão desde a neve nos Alpes ao sol ardente e dunas de areia no deserto Taklimakan.
John Edwards, diretor global da marca Land Rover, disse:
"Esta foi uma jornada épica entre dois dos maiores eventos do calendário automobilístico e, como esperávamos, o veículo esteve exposto paraticamente por todas as condições terrenas e domonstrou na pratica que um Land Rover é projetado para lidar com essas condições.”
"Estamos muito satisfeitos em ver o Journey atingir a sua meta em Pequim e estamos igualmente satisfeito com a resposta para a causa de angariação de fundos. Iremos continuar a luta para atingir ou ultrapassar a nossa meta até o final de maio. "
A aventura Jorney Discovery foi descobrir as histórias de pessoas e lugares ao longo de sua rota.
A expedição visitou locais como o reator de Chernobyl e dirigiu através de uma base submarina secreta soviética na Ucrânia; visitou locais internos do Kremlin, entrou na região selvagem no deserto do Cazaquistão, encontrou um grupo de pescadores no mar quase seco do Aral, no Uzbequistão, e viajou ao longo das rotas de especiarias e seda para a China, onde teve que enfrentar a condução dos veículos em duna de areia e uma viagem em uma balsa de pele de carneiro.
Os veículos após o longo percurso que levou mais de 50 dias, chegaram a pequim totalmente incobertos pela sujeira que nem mesmo podiam se identificar os logos aplicados nos veículos. O Discovery milionésimo estará retornando para os britânicos para ficar no Motor Industry Heritage Trust (Heritage Museum em Gaydon), após este final de expedição.
RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
17.500 imagens tiradas
80 horas de vídeo
78 cidades visitadas
Total de pessoas participaram no evento: 112 incluindo a tripulação e mídia
50 dias
10.000 milhas
2.920 quilômetros percorridos só na China
Ponto mais alto: 3.700 m Torugart passe, Quirguistão e China
Ponto mais baixo: 10m abaixo do nível do mar, Turfan, China
SOBRE O PROJETO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS
A viagem de expedição buscou aumentar os laços entre o Parceiro Global Land Rover Humanitária, e a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho (FICV), arrecadando fundos que serão usado para apoiar um projeto de saneamento de água extremamente necessária em Uganda.