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Quando se fala em Camel Trophy, chegam-nos à memória imagens de grupos de pessoas em locais distantes, a ajudarem-se mutuamente para ultrapassarem situações difíceis, que seriam vistas por muitos como praticamente impossíveis de ultrapassar.
Essas pessoas vinham de países diferentes, com culturas, línguas, hábitos e costumes também diferentes. Mas juntavam-se no mesmo local, para o mesmo objectivo.
Este objectivo, ao contrário de muitas outras competições e desportos (de grupo ou individuais) não era ser o primeiro, mas sim provar a si mesmo que se conseguiam vencer os desafios impostos durante o caminho, fossem eles físicos ou psicológicos. Só o facto de fazer parte de umas das várias equipas participantes, era já motivo de orgulho, visto que as provas de selecção eram bastante exigentes. A boa preparação física e, mais importante ainda, uma boa preparação psicológica, de cada participante seriam condições fundamentais para superar os obstáculos impostos pela organização dos vários eventos. O Camel Trophy testaria os homens e suas máquinas.
Mas a estreia do Camel Trophy foi muito diferente daquilo em que se tornou, nos anos seguintes. Tudo começou em 1980, com uma aventura de 6 Alemães, no Brasil. Cigarros da marca Camel (RJR Nabisco) patrocinou a primeira edição do Camel Trophy.
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Apesar do evento já ser bastante exigente, para a época, não se compara aos requisitos logísticos e mediatismo das edições que viriam a ser realizadas futuramente, onde contaram com a participação de 20 equipes e uma estrutura de apoio da organização, membros da comunicação social.
Assim, o primeiro desafio não tinha o caráter de competição. Foi desenvolvido através da "estrada" Trans Brasil.
Os 6 alemães participantes deste primeiro teste pilotavam 3 Jeeps CJ5 produzido pela Ford do Brasil, empresa que a partir de 1975/1976 adquiriu os direitos de produção do Jeep CJ5 U-50 produzindo-o até março de 1983. (entre 1981 e 1983 saíram em versão a álcool motor original 2.3 OHC Ford, 4 marchas (mesmo motor que equipava o Ford Maveric versão 4 cilindros) que serviu para dar textura a prova, o que seria diferente a cada edição que se seguiria até 1998.
O objetivo de cada edição foi tentar percorrer 1.000 milhas ou 1.600 kms, que apoiava o seu slogan de marketing "1000 km de aventura", embora nem sempre cumpriu a meta.
O Projeto foi assumido pela Worldwide Brands Inc., uma subsidiária da RJ Reynolds grupo, criado em 1981, que possui a marca Camel Trophy.
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