Untitled Document

 
  Home
  História do Camel
  Detalhe das Edições
  Veículos Utilizados
  Marketing & Afins
  Publicações
  Diversão Papercraft
  Desktop
  Galeria de Vídeos
  Galeria de Imagens
  Shopping
  Links Camel Trophy
  Créditos / Apoio
  Contato
  G4 Challenge
  Journey Discovery
  Sugestões
  Links
  Tema Camel Trophy
Download
 
 
 
 
 
Quando se fala em Camel Trophy, chegam-nos à memória imagens de grupos de pessoas em locais distantes, a ajudarem-se mutuamente para ultrapassarem situações difíceis, que seriam vistas por muitos como praticamente impossíveis de ultrapassar.

Essas pessoas vinham de países diferentes, com culturas, línguas, hábitos e costumes também diferentes. Mas juntavam-se no mesmo local, para o mesmo objectivo.

Este objectivo, ao contrário de muitas outras competições e desportos (de grupo ou individuais) não era ser o primeiro, mas sim provar a si mesmo que se conseguiam vencer os desafios impostos durante o caminho, fossem eles físicos ou psicológicos. Só o facto de fazer parte de umas das várias equipas participantes, era já motivo de orgulho, visto que as provas de selecção eram bastante exigentes. A boa preparação física e, mais importante ainda, uma boa preparação psicológica, de cada participante seriam condições fundamentais para superar os obstáculos impostos pela organização dos vários eventos. O Camel Trophy testaria os homens e suas máquinas.

Mas a estreia do Camel Trophy foi muito diferente daquilo em que se tornou, nos anos seguintes. Tudo começou em 1980, com uma aventura de 6 Alemães, no Brasil. Cigarros da marca Camel (RJR Nabisco) patrocinou a primeira edição do Camel Trophy.
 
         
 
 

Apesar do evento já ser bastante exigente, para a época, não se compara aos requisitos logísticos e mediatismo das edições que viriam a ser realizadas futuramente, onde contaram com a participação de 20 equipes e uma estrutura de apoio da organização, membros da comunicação social.

Assim, o primeiro desafio não tinha o caráter de competição. Foi desenvolvido através da "estrada" Trans Brasil.

Os 6 alemães participantes deste primeiro teste pilotavam 3 Jeeps CJ5 produzido pela Ford do Brasil, empresa que a partir de 1975/1976 adquiriu os direitos de produção do Jeep CJ5 U-50 produzindo-o até  março de 1983. (entre 1981 e 1983 saíram em versão a álcool motor original 2.3 OHC Ford, 4 marchas (mesmo motor que equipava o Ford Maveric versão 4 cilindros) que serviu para dar textura a prova, o que seria diferente a cada edição que se seguiria até 1998.

O objetivo de cada edição foi tentar percorrer 1.000 milhas ou 1.600 kms, que apoiava o seu slogan de marketing "1000 km de aventura", embora nem sempre cumpriu a meta.

O Projeto foi assumido pela Worldwide Brands Inc., uma subsidiária da RJ Reynolds grupo, criado em 1981, que possui a marca Camel Trophy.


 
 
  Pagina 1 de 3
 
 
O conteúdo desta pagina foi fornecido com expressa autorização pelo site www.cameltrophyportugal.com.br.
Informações complementares fornecidas por Murilo do site www.todoterreno.com.br

Caso você possua algum dado que possa enriquecer está sessão e queira nos enviar, poderá utilizar o email contato@cameltrophy.com.br, assunto "Dados para sessão História do Camel Trophy".
Ajude a preservar a história do Camel Trophy.
 
  Apoio:  
 
 
ATENÇÃO: O Camel Trophyl Forever não está relacionado, nem tem nenhuma ligação (comercial ou outra) com a Worldwide Brands, Inc (WBI), empresa proprietária da marca registrada Camel Trophy e Camel Active. A WBI não apoia o CamelTrophy.com.br nem qualquer atividade por ele realizada. Todas as marcas aqui exibidas são de propriedade dos seus respectivos proprietários.
 
Home
História
Edições
Veículos
Marketing
Créditos
Contato
 
 
Homenagem ao Camel Trophy - www.cameltrophy.com.br - Todos os direitos reservados Copyright © 2011