A partir de 1981, todos os veículos envolvidos nas várias edições foram Land Rover, o que serviu de teste para a marca se mistificar e dar-lhe o título de lendário ao seus veículos!
Assim, praticamente todos os modelos saem de fábricas em Solihull Ao longo dos próximos 20 anos, o evento Usaria os modelos Range Rover em 1982, passando pela Serie III, LD 90s e 110s, Discoverys e, finalmente, na última participação em 1998 o Land Rover Freelander.
É importante lembrar que os participantes de todos estes eventos eram amadores. Todos os anos, centenas, milhares de candidatos preenchiam formulários para atender os testes de selecção que classificariam quatro finalistas de cada país.
Os quatro de cada país eram levados para participar da seleção final internacional (geralmente em Eastnor Castle - Inglaterra), onde passariam uma semana de exercício físico e mental intenso, liderada por uma equipe de consultores técnicos que decidiria qual a dupla iria ser representante de seu país, tornando parte na edição anual do Camel Trophy.
|
Cada ano a expedição tentava desafiar uma nova rota. As visitas ao locais de prova pela direção, não eram suficiente para realizar plenamento do percurso, a organização do Camel Trophy na maioria das vezes necessitavam visitar os locais durante as estações chuvosas para obter a real situação do que os competidores encontrariam. Um exemplo é a edição de 1995, em Bornéu, onde havia dias em que os participantes só podiam se mover cerca de 5 kms.
Ganhar o Camel Trophy é o objetivo da maioria das equipes, no entanto, o mais prestigioso prêmio é o "espírito de EQUIPE Award" prêmio concedido pelo voto das outras equipes, representando a verdadeira essência do Camel Trophy.
Apartir da primeira edição em 1980, ao longo dos próximos oito anos, as expedições cruzariam Sumatra, Papua Nova Guiné, Zaire, Brasil, Bornéu, Austrália, Madagascar (o primeiro norte-sul cruzando) e Sulawesi antes de voltar para a Amazônia.
Para a década de 1990, o Camel Trophy foi para a Sibéria URSS, depois para Tanzânia, Burundi, Guiana, Sabah-Malásia, Argentina- Paraguai- Chile (o "Road to Hell" do evento), Belize, México, Guatemala, El Salvador, Honduras , Kalimantan e Mongólia.
|