A edição de 2008/9 G4 Challenge destinava a concentrar-se em particular sobre o reforço dos laços da Land Rover com a “Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho”. Os próximos dois eventos G4 Challenge teria por objetivo levantar mais de £ 1 milhão para a caridades. Apesar do cancelamento do G4 Challenge, tanto Land Rover e a Cruz Vermelha pretende continuar a sua parceria:
"Este relacionamento é algo altamente valoroso e estamos orgulhosos que ele ajuda a salvar vidas. Vamos continuar a construir está parceria extremamente bem sucedida que temos com a “Federação Internacional”. Todos os fundos gerados até agora provar este sucesso"
"A parceria da “Federação Internacional” com o Land Rover G4 Challenge já teve um impacto substancial sobre as vidas das pessoas vulneráveis em muitos países e nós estamos bem à frente das metas que estabelecemos. Valorizamos muito o apoio que temos recebido e esperamos fortalecer relações entre a Land Rover e a “Cruz Vermelha Nacional das Sociedades Crescente Vermelho” em todo o mundo. " Paul Jenkins, em nome da “Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho”
Phil Popham,
Diretor Administrativo
Com tudo isso o evento G4 Challenge 2009 teria a introdução de várias revisões para a composição do seu desafios.
O evento de 2009 também foi muito esperado pelos entusiastas da Land Rover, pois imaginavam a voltar de um evento mais direcionado ao off-road como era o Camel Trophy , em vez dos vários desportos de aventura que os desafios anteriores do G4 Challenge havia enfatizado.