SELEÇÃO
O projeto para participação das edições do G4 Challenge eram de 18 meses, onde começavam por uma seleção nacional realizada dentro de cada país participante, seguido de evento Internacional . Cada etapa deste desafio incluia atividades esportivas, como mountain bike , canoagem , escalada , rapel, corrida trilha e trabalho de corda, bem como teste de aptidãona condução de um off-road.
G4 CHALLENGE 2003 - ESTRÉIA DO EVENTO
Em 2003, o primeiro Land Rover G4 Challenge se deu inicio com 16 países participantes e atravessou os EUA, África do Sul e Austrália, ao longo de 28 dias. O Desafio 2003 foi ganho pela equipe da Belgica que tinha com piloto o belga Rudi Thoelen. O Prêmio Espírito de Equipe foi vencido por Tim Pickering do Reino Unido. Este prêmio foi dado pelos outros concorrentes para a pessoa que na sua opinião, mais contribuiu para a corrida, assim como era feito nas edições do Camel Trophy.
G4 CHALLENGE - AVENTURA CONTINUA
Na edição seguinte, 18 nações participaram do Desafio 2006 G4, que foi encenado na Tailândia , Laos , Brasil e Bolívia . A Land Rover realizou um evento focado na condução dos veículos, após algumas críticas que o evento de 2003 fora fortemente direcionado ao elemento de aventura esportiva diversas. O piloto sul africano Martin Dreyer foi o vencedor do evento de 2006. Dreyer lembra:
"O Land Rover G4 Challenge foi a melhor experiência da minha vida. Quero dizer, nada chegou perto disso em termos de grandiosidade . A experiência foi de outro mundo. "
COMPROMISSO COM A CRUZ VERMELHA
Em 2007, o Land Rover G4 lançou anunciou de uma parceria com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho, que teria visto o objectivo do programa para gerar receitas de ajuda ao longo dos próximos dois desafios.
DESAFIO 2008/9 G4 E O CANCELAMENTO DO EVENTO
O Desafio 2008/9 foi concebido para ser encenado na Mongólia. As seletivas para os participantes ocorreriam em 2008/2009 e o evento principal no final de 2009. Este evento foi anunciado como: "Aventura de três semanas de condução off-road e de aventuras poliesportivas nos confins da Ásia".
Participariam do evento principal18 países. No entanto para surpresa maior dr todos a Land Rover anunciou o cancelamento do evento em 18 de dezembro de 2008, devido à situação financeira global atual. Hoje é claro se haverá eventos futuros.
Em nota:
"Dada a gravidade da crise econômica global e as condições comerciais, precisamos tomar algumas decisões difíceis e isso significa priorizar nosso orçamento em lançamentos de novos produtos. Sabemos que deixamos desapontados os competidores que demonstraram forte compromisso e colocaram muito esforço para terem sucesso como representantes de suas respectivas nações. Nós temos a necessidade de tomar medidas decisivas para o benefício do negócio e isso infelizmente significa que o Land Rover G4 Challenge tem que vir a ter um fim precoce ". Phil Popham, Diretor Geral da Land Rover.