Em 2000, o Camel Trophy regressou com um novo estilo de evento. Continuando a explorar o espírito das edições da Mongólia e Tierra del Fuego, os 32 participantes foram levados, desta vez, a explorar Tonga e Samoa, de barco.
O barco utilizado foi o Ribtec 655, feito sob encomenda em Southampton. Equipado com um motor de 130 cavalos de potência e reforçado de diversas formas, cada barco estava avaliado em mais de 40 mil libras.
A encomenda de 60 destes barcos constituiu a maior encomenda de RIBs (Rigid Inflatable Boat) do Reino Unido. A Honda forneceu os 60 motores BF 130 para os barcos, além de 20 jipes CRV, 40 moto-quatro TRX 450 e diversos geradores. Foram, ainda, utilizados Land Rover Defender 110 HCPU (High Capacity Pick Up).
Todo o equipamento Honda foi enviado de Portsmouth, no Reino Unido, em meados de Abril. Após uma longa viagem de barco, o equipamento chegou a Tonga e estava pronto para ser utilizado no início da competição, a 1 de Julho de 2000.
Os organizadores mostraram flexibilidade e adaptabilidade, quando o destino inicial (Fiji) mergulhou num conflito. Isto obrigou a alterar o final do evento para Samoa, tornando a competição mais dura devido às longas horas de viagem.
O risco de contaminação do combustível era uma realidade, tendo a Honda Austrália fornecido mais de mil filtros de combustível, suficientes para que cada motor dos RIBs tivesse uma mudança de filtro todos os dias.
Os 32 participantes, em representação de 16 países, exploraram as águas, a cultura, as praias, as florestas, as lagoas e as vilas tradicionais das idílicas ilhas do Pacífico Sul, enquanto praticavam diversas actividades aquáticas.
Apesar do evento ter tido sucesso como actividade desportiva, falhou em proporcionar aos patrocinadores a exposição que pretendiam.
No futuro, iriam concentrar-se em moda, não em performance. Segundo os patrocinadores “o Camel Trophy é uma fusão de visão, som, sensação e atitude”.
No entanto, este foi o último evento Camel Trophy a ser realizado.
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