Apesar das Tarefas Especiais terem sido introduzidas no início da década, há quem defenda que o evento de 1996 foi o último Camel Trophy “tradicional”. De volta à ilha de Bornéu, o início desta edição foi marcado para Balikpapan, na costa Este de Kalimantan (parte da ilha pertencente à Indonésia). O final seria a cerca de 100km Norte de Pontianac, na costa Oeste da ilha.
A partida foi dada no hotel Dusit Inn, sendo as 18 equipas participantes transportadas de barco, até ao local onde foi realizado o primeiro conjunto de Tarefas Especiais. Após atravessarem o Rio Balikpapan, esperava-os um terreno montanhoso e a selva.
Muitos dos trilhos do interior não eram visitados por qualquer meio de transporte motorizado há mais de uma década, encontrando-se em péssimas condições. Estavam, portanto, em perfeito estado para receber a caravana do Camel Trophy.
Depois de abandonar o local de realização das Tarefas Especiais, as equipas seguiram para Norte e depois para Este, em direcção a Muaratewe, onde fortes chuvas transformaram a maior parte dos campos em pantânos.
As equipas lutaram, durante diversos dias, contra as aparentemente impossíveis condições, tentando alcançar o pequeno porto em Tumbang Samba, onde iriam atravessar o rio.
Mas o progresso estava a ser tão lento, devido às péssimas condições, que a organização decidiu prosseguir por outro caminho e evitar as piores secções, apenas para que fosse possível terminar a prova dentro do prazo previamente definido.
A caravana prosseguiu, finalmente conseguindo manter uma boa média diária, mas mantendo-se ainda atrasada. Os dias transformaram-se em maratonas de 24 horas, cada um com os seus conjuntos de problemas para serem ultrapassados.
Finalmente, e só depois de ter sido cancelada uma secção no extremo Sudoeste da ilha, as equipas chegaram às últimas Tarefas Especiais, que foram realizadas na costa junto a Singkawang.
Durante um dia e meio as diversas equipas realizaram as provas planeadas. No final, seguiram para a cerimónia de entrega dos troféus, que teve lugar no hotel principal de Pontianac, no final dessa noite.
Este foi o último Camel Trophy a seguir a fórmula tradicional das equipas avançarem no terreno em caravana. Tal como as edições anteriores, é relembrado pela camaradagem e espírito de equipa gerado entre as equipas, à medida que trabalham em conjunto para ultrapassarem as dificuldades encontradas.
Ao perder este conceito, as críticas dizem que o evento nunca voltou a recuperar as suas qualidades mágicas, que lhe deram a reputação de “Aventura Extrema” ao longo dos anos.
|