A edição de 1994 do Camel Trophy reservava aos participantes um longo percurso, com mais de 2500km, que os levaria a atravessar 3 países diferentes. Com o início da viagem marcado para Abril, o ponto de partida foi na Argentina, nas famosas Cataratas do Iguaçu.
Os participantes seguiram pelo rio principal da Argentina, o Paraná, que os levaria até às savanas do Paraguai. Dali, entraram novamente no Chaco Argentino e subiram os Andes, até uma altura de 5 mil metros.
A entrada no Chile obrigou a atravessar planícies de sal e o deserto mais alto e mais árido do planeta, o Atacama. Aqui, as temperaturas podem variar entre os 0ºC durante a noite e os 40ºC de dia.
Durante as três semanas desta edição, foi necessário enfrentar diversos desafios, mas o mais exigente de todos eles foi a região montanhosa dos Andes.
Além do terreno, também o clima apresentou desafios, obrigando as equipas a adaptarem-se às diferenças de temperatura e humidade ao longo do percurso.
Nos Andes tiveram de suportar temperaturas de 20ºC negativos, chegando aos 40ºC no deserto. A humidade variou entre os 100%, na floresta tropical, e os 0% nos Andes.
O final deu-se numa praia, a 120km a Norte de Antofagasta.
|