Untitled Document

 
  Home
  História do Camel
  Detalhe das Edições
  Veículos Utilizados
  Marketing & Afins
  Publicações
  Diversão Papercraft
  Desktop
  Galeria de Vídeos
  Galeria de Imagens
  Shopping
  Links Camel Trophy
  Créditos / Apoio
  Contato
  G4 Challenge
  Journey Discovery
  Sugestões
  Links
  Tema Camel Trophy
Download
 
 
  1989
  Galeria de Fotos 1989
     
   
     
 

Para comemorar o 10º aniversário, nada seria mais apropriado do que retornar, uma vez mais, ao local onde tudo começou: a selva Amazónica. A invejável reputação internacional do evento deveria ser celebrada em conformidade. Por isso mesmo, a época escolhida para a realização desta edição coincidiu, propositadamente, com o pico da época das chuvas.

O trajecto ligou Alta Floresta, em Mato Grosso, a Manaus. Um percurso que, segundo os habitantes locais, não era possível de ser completado durante a altura das fortes chuvadas que se abatiam naquela zona. Chegaram, mesmo, a ser feitas apostas sobre o sucesso do evento, com probabilidades bastante baixas.

Segundo eles, seria necessário algo com mais de 500 cavalos de potência e pneus com 2,5m de diâmetro ou lagartas com 1 metro de largura, para o conseguir. Mas esqueceram-se de incluir as “ferramentas” sempre presentes em qualquer Camel Trophy: camaradagem, espírito de equipa e vontade dos participantes.

Após a partida, em Alta Floresta, a caravana seguiu pela “auto-estrada” BR163, que faz a ligação à Rodovia Transamazônica, perto de Itaituba. Daí, seguiram para Este, percorrendo cerca de 50km da “Auto-estrada das Lágrimas”.

Subiram, depois, para Norte, percorrendo a última secção da BR163, até chegar a Santarém.

A ligação de Santarém a Itaparanga (cerca de 500km), na margem Norte do rio Amazonas, foi feita de barco, carregando todas as viaturas desta edição.

Após o desembarque, as viaturas percorreram o difícil caminho até Manaus, sendo esse o seu destino final.

A edição de 1989 do Camel Trophy ficou na história do evento, como sendo uma das mais duras e exigentes. A auto-estrada Transamazónica não apresenta grandes dificuldades durante a época seca, quando é atravessada por grandes camiões. Mas com a chegada das chuvas, tudo muda radicalmente. Os caminhos transformam-se em autêntico barro, chamado de Duropox pelos habitantes locais.

Os condutores que tentaram desafiar as primeiras chuvas, rapidamente se dão por vencidos. Os seus camiões ficam presos no barro, impossíveis de remover devido ao seu elevado peso. Não lhes resta outra opção, senão deixar as viaturas atoladas no meio da estrada e aguardar pela próxima época seca, que só chegará após cinco meses.

Dia e noite, as 14 equipas participantes (que tiveram a companhia de mais um país estreante: a Jugoslávia) lutaram contra o pesadelo da estrada lamacenta. A progressão foi bastante lenta, havendo alguns dias em que a caravana apenas conseguiu avançar 2 ou 3 km. Um dia, em particular, chegou ao absurdo de se conseguir percorrer apenas 800 metros em 24 horas... e foi necessário recorrer à ajuda de um tractor equipado com um grande guincho!

Mas são estas dificuldades que, inexplicavelmente, nos fazem admirar tanto o evento e os seus participantes. Por isso mesmo, esta edição é considerada, pelos admiradores do Camel Trophy, como uma das melhores de sempre!























 

 




 
  Galeria de Fotos Amazonia 89  
 
 
EVENTO:Amazôniai
LOCAL: Brasil
TRAJETO: Não informada
PERCURSO:Alta Floresta-Manaus
VEÍCULO:
Land Rover 110
 
EQUIPES: 14
VEÍCULOS DE SUPORTE:
Land Rover 110  
RESULTADO DA PROVA:
  Bob Ives
Joe Ives

  Ricardo Simonson
Alfonso Celso-Baldrati

  Bruno Montalvo
Fernando Murube

Alemanha   Yusuf Avimelek
Cem Nomer

  Kornel Gartner
Alexander Peterson

  Paolo Siccardi
Marco Rossignoli

  Raoul Jacobs
Gerard Blankestijn

  Bernard Duc
Yvan Dorier

  Yukiyasu Uda
Niroyuki Kiku Chi

10°   Oswaldo Chapitel
Daniel Gonzales Dellacha

11°   Jesus Lesmes
Frederico Quintilla

12°   Peter Denys
Frank Dewitte

13°   Franjo Bozic
Robert Kaska

14°   Dieter Meier
Georges Lacava

Team Spirit Award
    Peter Denys
Frank Dewitte
 
 
 
Edição Anterior   Proxima Edição   Tebela Geral das Edições
 
 
 
O conteúdo desta pagina foi fornecido com expressa autorização pelo site www.cameltrophyportugal.com.br.
Caso você possua algum dado que possa enriquecer está sessão e queira nos enviar, poderá utilizar o email contato@cameltrophy.com.br, assunto "Dados para sessão História do Camel Trophy".
Ajude a preservar a história do Camel Trophy.
 
 
  Apoio:  
 
 
ATENÇÃO: O Camel Trophyl Forever não está relacionado, nem tem nenhuma ligação (comercial ou outra) com a Worldwide Brands, Inc (WBI), empresa proprietária da marca registrada Camel Trophy e Camel Active. A WBI não apoia o CamelTrophy.com.br nem qualquer atividade por ele realizada. Todas as marcas aqui exibidas são de propriedade dos seus respectivos proprietários.
 
Home
História
Edições
Veículos
Marketing
Créditos
Contato
 
 
Homenagem ao Camel Trophy - www.cameltrophy.com.br - Todos os direitos reservados Copyright © 2011