Ao contrário do ano anterior, em que as condições do terreno dificultaram bastante a progressão dos participantes, a edição de 1986 do Camel Trophy conseguiu percorrer uma das maiores distâncias jamais percorridas pelos diversos eventos, no mais curto espaço de tempo. Foram 14, as equipas que ligaram Cooktown a Darwin, totalizando 3200km, em apenas 13 dias.
Os estreantes desta edição foram o Reino Unido, Malásia, França e Austrália.
Os veículos escolhidos voltaram a ser o Land Rover Ninety, para os participantes, e os Land Rover One Ten, para as equipas de apoio.
A partida deu-se em Cooktown, na costa do Pacífico, com vista para a Grande Barreira de Coral, tendo percorrido uma média de 250km por dia, durante as duas semana de duração da prova. Apesar desta média, mantiveram-se as dificuldades para os participantes: clima quente e seco; risco de desidratação; aparatosos acidentes; crocodilos de até sete metros nos rios que tinham de ser atravessados; serpentes que se refugiavam dentro da roupa, durante a noite, etc.
Uma das significativas dificuldades encontradas foi o cruzamento do rio Mitchell, que obrigou a uma paragem de 24 horas e terminou com o “embarque” de cada veículo numa plataforma instável, constituída por duas lanchas Zodiac em paralelo, com um género de grades, por onde as rodas das viaturas circulavam.
Em Darwin, os vencedores foram anunciados: Jaques Mambre e Michel Courvallet, da equipa Francesa.
O prémio “Espírito de Equipa” ficou nas mãos dos Australianos Glenn Jones e Ron Begg.
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