Untitled Document

 
  Home
  História do Camel
  Detalhe das Edições
  Veículos Utilizados
  Marketing & Afins
  Publicações
  Diversão Papercraft
  Desktop
  Galeria de Vídeos
  Galeria de Imagens
  Shopping
  Links Camel Trophy
  Créditos / Apoio
  Contato
  G4 Challenge
  Journey Discovery
  Sugestões
  Links
  Tema Camel Trophy
Download
 
 
  1985
  Galeria de Fotos 1985
     
   
     
 
Batendo novamente o recorde de edições com mais participantes, o Camel Trophy de 1985 juntou 16 equipas, em representação de 8 países. As três estreias foram o Japão, o Brasil e uma equipa das Ilhas Canárias (que defendeu as cores Espanholas, juntamente com uma equipa do continente).

O destino foi a ilha de Bornéu, a terceira maior ilha do mundo (sem considerar o continente Australiano), com cerca de 743 mil km2, ultrapassada apenas pela Nova Guiné (785 mil km2) e pela Gronelândia (2 milhões km2)

A ilha divide o seu vasto território por três países: a maior área (a parte meridional) pertence à Indonésia. A segunda maior (a parte setentrional) pertence à Malásia e a menor parte (encravada na parte da Malásia) pertence ao Brunei. O trajecto escolhido para esta edição percorreu a província de Kalimantan Este, pertencente à Indonésia, totalizando cerca de 1500km, ligando Samarinda a Balikpapan. Para os ajudar nesta tarefa, os veículos utilizados foram Land Rover Ninety, sendo apoiados por equipas em Land Rover One Ten. No entanto, poucos dias antes do início desta edição, fortes chuvas abateram-se sobre o território, obrigando a diversas alterações de percurso. Caminhos “facilmente” transitáveis, tendo em conta a natureza do Camel Trophy, tornaram-se completamente impossíveis de efectuar. Rios que seriam atravessados sem grandes dificuldades, ganharam profundidades que chegavam aos seis metros e a sua corrente ganhou velocidades perigosas. O resultado de todas estas dificuldades foi uma lenta progressão da caravana, que chegou a fazer apenas 2 ou 3 km diários!

Para ajudar a ultrapassar as zonas inundadas, foi testado um método alternativo (que viria a ser reutilizado em edições futuras), transportando os veículos em barcos insufláveis. Voltar a terra não significava que esta fosse firme, pois a extensão e a quantidade de lama encontrada era tanta, que os participantes chegaram a demorar 24 horas para percorrer 300 metros. Tendo já percorrido o território por terra e por água, mas com poucos resultados satisfatórios, a organização decidiu tentar o transporte aéreo das viaturas. Para o conseguir, foi utilizado um potente helicóptero Sikorsky, que carregou os Land Rover Ninety em segurança, numa rede. Ao longo de todas estas dificuldades, era ainda necessário efectuar as provas que iriam determinar quais os vencedores desta edição. Foram nove as provas especiais realizadas, sendo os Italianos os favoritos, devido às excelentes prestações dos seus compatriotas, nas edições anteriores. Mas isso não era suficiente para ganhar o Camel Trophy, e a equipa Alemã constituída pela dupla Heinz Kallin e Bernd Strohdach.

Esta edição marcou, também, o nascimento oficial do prémio “Espírito de Equipa” (“Team Spirit Award”, no original), cuja atribuição seria escolhida pelos participantes e pretendia distinguir a equipa que mais se tivesse destacado pelo companheirismo e camaradagem. Os vencedores foram Carlos Probst e Tito Rosemberg, de uma das equipas Brasileiras.


 
  Galeria de Fotos Borneo 85  
 
 
EVENTO: Borneo
LOCAL: Kalimantan Indonesia
TRAJETO:.Não informado
PERCURSO:Samarinda-Balikpapan
VEÍCULO:
Land Rover 90
 
EQUIPES:16
VEÍCULOS DE SUPORTE:
Land Rover 110  
RESULTADO DA PROVA:
Alemanha   Heinz Kallin
Bernd Strodach

Japão   Kunio Takagi
Fukumu Uzuta

Suiça   Bruna Camenzind
Urs Beer

Belgica   Philippe Goblet
Hubert Callens

Holanda   Arie Plugers
Will Walters

Belgica   Jean-Claude Decraene
Wilfried Van Der Kalen

Holanda   Jouke Eikelboom
Gerrit Oudenampsen

  Javier Casarus Latorre
Jaime Masferrer Ordis

Italia   Flavio Dematteis
Stefano Gasi

Japão 10°   Hirotaka Shimamura
Gentaro Izumitani

Suiça 11°   Werner Ehrsam
Werner Paul Buhrer

Brasil 12°   Osmar Eugenio Kretschek
Luis Aylton Casertani

Italia 13°   Roberto Ive
Beppe Gualini

Brasil 14°   Carlos Probst
Tito Rosenberg

Ilhas Canárias 15°   Fernando Rebull
José Antonio Reyes

Alemanha 16°   Georg Michael Diehl
Jürgen Meinig


PREMIO ESPIRITO DE EQUIPE
    Carlos Probst
Tito Rosenberg
 
 
 
Edição Anterior   Proxima Edição   Tebela Geral das Edições
 
 
 
O conteúdo desta pagina foi fornecido com expressa autorização pelo site www.cameltrophyportugal.com.br.
Caso você possua algum dado que possa enriquecer está sessão e queira nos enviar, poderá utilizar o email contato@cameltrophy.com.br, assunto "Dados para sessão História do Camel Trophy".
Ajude a preservar a história do Camel Trophy.
 
 
  Apoio:  
 
 
ATENÇÃO: O Camel Trophyl Forever não está relacionado, nem tem nenhuma ligação (comercial ou outra) com a Worldwide Brands, Inc (WBI), empresa proprietária da marca registrada Camel Trophy e Camel Active. A WBI não apoia o CamelTrophy.com.br nem qualquer atividade por ele realizada. Todas as marcas aqui exibidas são de propriedade dos seus respectivos proprietários.
 
Home
História
Edições
Veículos
Marketing
Créditos
Contato
 
 
Homenagem ao Camel Trophy - www.cameltrophy.com.br - Todos os direitos reservados Copyright © 2011